O caminhão impedido de entrar no Espírito Santo transportava 16 toneladas de laranja sem a documentação obrigatória e precisou retornar a origem.
O caminhão impedido de entrar no Espírito Santo transportava 16 toneladas de laranja sem a documentação obrigatória, precisou retornar a origem.

Um caminhão com 16 toneladas de laranja oriunda de Boa Esperança do Sul (SP), foi impedido de entrar no Espírito Santo na manhã dessa quarta-feira (02), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A operação ocorreu na barreira sanitária do Instituto, em Mimoso do Sul, divisa do estado com o Rio de Janeiro. Segundo informações do Idaf, a carga estava sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), obrigatória para o transporte. O caminhão retornou para o local de origem.

O técnico do Idaf, Carlos Alexandre da Silva Felippe, explicou que a PTV é fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), a ausência do documento impede a identificação da qualidade sanitária do produto. “Não há como dizer se a carga está livre de doenças, portanto, a legislação prevê o rechaço para evitar a introdução de novas pragas no Estado, como o Cancro Cítrico e o Greening, que colocam em risco a cultura do citros. Em caso de recorrência na infração, o responsável poderá ser multado”, explica Carlos Felippe.

Controle sanitário

O Idaf conta com quatro barreiras sanitárias fixas, localizadas nas divisas com os Estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, que atuam na inspeção de cargas em trânsito, tanto de vegetais (frutos e mudas) e florestais (madeiras, toras, lenhas), bem como de agrotóxicos e de animais (aves, bovinos, equídeos, entre outros), seus produtos (carne, leite, pescado, mel, ovos) e subprodutos (couro, cama-de-frango etc).

A fiscalização é realizada diariamente em veículos de transporte de cargas que entram ou saem do estado, a fim de promover um efetivo controle fitossanitário e de epidemias agropecuárias, garantindo a sanidade e a qualidade dos produtos oriundos de outros Estados que chegam à mesa da população.

Fonte: Idaf

Foto: Ascom/Idaf

http://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/03/carga-de-laranja_Idaf-1024x576.jpghttp://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/03/carga-de-laranja_Idaf-150x150.jpgGuilherme MoraesAgronegócioespírito santo,Idaf,LaranjaUm caminhão com 16 toneladas de laranja oriunda de Boa Esperança do Sul (SP), foi impedido de entrar no Espírito Santo na manhã dessa quarta-feira (02), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A operação ocorreu na barreira sanitária do Instituto, em Mimoso do Sul, divisa...Últimas notícias do Espírito Santo, Brasil e do Mundo

Comentários