"Serei presidente para todos os americanos. Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação”, disse Donald Trump discursando pela vitória. Foto: EFE
“Serei presidente para todos os americanos. Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação”, disse Donald Trump discursando pela vitória. Foto: EFE

Com um discurso de “união e justiça”, o republicano Donald Trump saudou na manhã desta quarta-feira (9) o povo americano, após ser declarado eleito o novo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

“Serei presidente para todos os americanos. Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação. É isso que quero fazer agora por nosso país”, declarou Trump minutos após ser declarado eleito.

A notícia da vitória de Trump, ocorreu as 5h32 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9), após contabilizados os votos de 276 delegados à favor de Trump (o mínimo exigido nos EUA são 270 votos no Colégio Eleitoral).

Eleitores de Hillary acompanham o resultado atônitos. Foto: CMjournal
Eleitores de Hillary acompanham o resultado atônitos. Foto: CMjournal

Dolnald Trump terá maioria republicana nas duas Casas do Congresso quando assumir em janeiro. Tendo esse provável apoio de colegas de partido, o presidente eleito tem vantagens para aprovar com maior facilidade propostas de seu governo.

Telefonema de Hillary

Ainda em seu discurso, Trump disse que recebeu uma ligação de Hillary Clinton, o saudando pela vitória. “Ela nos congratulou pela nossa vitória e eu congratulei ela e sua família por uma campanha muito dura. Ela lutou muito. Nós devemos a ela uma dívida de gratidão por seu serviço ao país”, afirmou o republicano.

Caminhões carregados de areia fazem proteção em frente ao Hotel Hilton, Nova York, local escolhido por Trump para o discurso. Foto: EFE
Caminhões carregados de areia fazem proteção em frente ao Hotel Hilton, Nova York, local escolhido por Trump para o discurso. Foto: EFE

Obras de infraestrutura
Trump prometeu transformar os EUA em um grande canteiro de obras, gerando empregos e ampliando o crescimento econômico do país, “para torná-lo novamente a mais forte economia do mundo”.

Mercado mundial
O resultado de derrota da democrata Hillary, derrubou o mercado de valores na Ásia e na Europa. O índice da Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 5,36% e na Europa, principais índices abriram em forte queda.

No Brasil, o dólar fechou ontem (8) em baixa, mas hoje, a Bolsa de São Paulo abriu com o dólar em forte alta em relação ao Real.

Segundo a Reuters, os investidores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de Trump adotar políticas protecionistas e desistir de acordos de comércio internacional. “Isso é o mais assustador em se colocar o cargo mais poderoso do mundo nas mãos de um homem que muitos acreditam ser temperamentalmente instável”, disse o estrategista-chefe de mercado da National Securities em Nova York, Donald Selkin.

Bolsas da Ásia e Europa abriam em queda após vitória do republicano Donald Trump. Foto: Reuters
Bolsas da Ásia e Europa abriam em queda após vitória do republicano Donald Trump. Foto: Reuters

Relação com o México
O peso mexicano desabou após a vitória de Trump, chegando a bater a maior queda desde 1994, segundo a Reuters. As ameaças de Trump de acabar com um acordo de livre comércio com o México e taxar o dinheiro enviado pelos imigrantes para pagar pela construção de um muro na fronteira entre os países trouxe instabilidade à moeda mexicana. O peso enfraqueceu mais de 13% no after-market do México, ultrapassando a barreira dos 20 pesos por dólar.

Relações Internacionais
Sobre a relação com outros países, afirmou que os EUA vão se relacionar com os países que estiverem dispostos a se relacionar com eles.

http://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Foto-EFE.jpghttp://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Foto-EFE-150x150.jpgGuilherme MoraesMundoEleito,EUA,Presidente,TrumpCom um discurso de 'união e justiça', o republicano Donald Trump saudou na manhã desta quarta-feira (9) o povo americano, após ser declarado eleito o novo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA). 'Serei presidente para todos os americanos. Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação....Últimas notícias do Espírito Santo, Brasil e do Mundo

Comentários