O foco da vacinação são crianças de 6 meses a 5 anos de idade

Começa nesta quinta-feira (03), o Dia D da campanha de suplementação de vitamina A acontece nesta quinta-feira (03). O nutriente é de extrema importância para a saúde, pois está diretamente relacionado ao bom funcionamento da visão, mantendo os olhos lubrificados e prevenindo a cegueira.

O lançamento da campanha (Dia D) será realizado no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), a partir das 8h. Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada de responsáveis com cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde, o SUS. Nos dias seguintes, as crianças de 6 meses a 5 anos de idade podem ser levadas à Unidade Básica de Saúde mais próxima durante todo o mês de março para receber a suplementação via oral.

Deficiência de vitamina A entre brasileiros

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído em 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).

O programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso, do Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância e reforça a assistência a criança menor de 5 anos para prevenção da deficiência de vitamina A.

No Brasil, a deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública moderado, sobretudo, na Região Nordeste e em alguns locais da Região Sudeste e Norte.

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS-2006) traçou o perfil das crianças menores de cinco anos e da população feminina em idade fértil no Brasil. Nesta pesquisa, foram observados níveis inadequados de vitamina A em 17,4% das crianças e 12,3% das mulheres em idade fértil. Nas crianças, as maiores prevalências encontradas foram no Nordeste (19,0%) e Sudeste (21,6%) do País. Nas mulheres, as prevalências nas regiões foram: Sudeste (14%), Centro-Oeste (12,8%), Nordeste (12,1%), Norte (11,2%) e Sul (8%) (BRASIL, 2009).

Fonte: PML

Foto: divulgação PML

http://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Vitamina-A-Linhares.jpghttp://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Vitamina-A-Linhares-150x150.jpgThainá MirindibaSaúdeDia D,Linhares,Março,Vacina,Vitamina AO foco da vacinação são crianças de 6 meses a 5 anos de idade Começa nesta quinta-feira (03), o Dia D da campanha de suplementação de vitamina A acontece nesta quinta-feira (03). O nutriente é de extrema importância para a saúde, pois está diretamente relacionado ao bom funcionamento da visão,...Últimas notícias do Espírito Santo, Brasil e do Mundo

Comentários