Após anúncio de abertura dos editais de licitação feito pelo governo do Espírito Santo, nesta terça-feira (22), para construção de mais 34 barragens no estado, o prefeito de Vila Pavão Eraldino Jann Tesch, comemorou pois o município será um dos primeiros contemplados no programa.

Além de Vila Pavão, o convênio de cooperação assinado entre a Seag e Cesan prevê a elaboração de outros 5 novos projetos de barragens nos municípios de Alto Rio Novo, Pedro Canário, São Roque do Canaã, Ecoporanga e Barra de São Francisco.

A Cesan irá repassar R$ 600 mil para que a Seag realize a licitação de elaboração dos estudos e projetos básicos necessários para contratar as obras de construção das barragens. A prioridade dos empreendimentos é para o abastecimento humano, mas os reservatórios também podem ser utilizados para outros fins, como geração de energia, irrigação e contenção de enchentes.

Crise hídrica sem precedentes

Córrego Socorro deve receber uma barragem para resolver a falta de água potável na região urbana de Vila Pavão. Foto: divulgação/PMVP
Córrego Socorro deve receber uma barragem para resolver a falta de água potável na região urbana de Vila Pavão. Foto: divulgação/PMVP

O objetivo de construção das barragens é armazenar água para garantir a segurança hídrica e a regularidade do abastecimento público nos municípios mais afetados pela crise hídrica. A expectativa é que os projetos de engenharia sejam concluídos em 8 meses.

As barragens deverão ser construídas em áreas estratégicas e atender regiões que historicamente apresentam redução na disponibilidade da água, e que estão com os mananciais em estado extremamente crítico. A construção das barragens também irá reduzir os efeitos das mudanças climáticas no regime de chuvas e da baixa retenção de água pelo solo devido ao desmatamento.

Segundo Eraldino, o edital de elaboração do projeto deverá ser publicado nas próximas edições do Diário Oficial do Estado. O prefeito informou ainda, que em Vila Pavão a barragem deverá ser construída no Córrego do Socorro para aumentar a sua vasão, contribuindo assim, para solucionar o problema do desabastecimento de água potável na sede município.

http://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/03/CorregoSocorro_VilaPava_ES.jpghttp://jornaltempodenoticias.com.br/wp-content/uploads/2016/03/CorregoSocorro_VilaPava_ES-150x150.jpgGuilherme MoraesMeio ambienteBarragem,Corrego Socorro,Vila PavãoApós anúncio de abertura dos editais de licitação feito pelo governo do Espírito Santo, nesta terça-feira (22), para construção de mais 34 barragens no estado, o prefeito de Vila Pavão Eraldino Jann Tesch, comemorou pois o município será um dos primeiros contemplados no programa. Além de Vila Pavão, o convênio...Últimas notícias do Espírito Santo, Brasil e do Mundo

Comentários